OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BRUSQUE E REGIÃO

O Observatório Social de Brusque e região (OSB Brusque) foi fundado em 2011 e é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos. É constituído por voluntários, consultores e estagiários que monitoram o destino do dinheiro público por meio do acompanhamento de licitações – trabalhando junto às Prefeituras e Câmaras de Vereadores de Brusque, Guabiruba e Botuverá –, além de desenvolver programas e ações de Educação Fiscal e Cidadania e o monitoramento de obras públicas, merenda escolar e a qualidade do serviço de saúde. O OSB Brusque congrega representantes da sociedade civil organizada, empresários e profissionais liberais de várias categorias (sem vinculação político-partidária).

O QUE FAZ

PRINCÍPIO NORTEADOR

A justiça social só será alcançada quando todos os agentes econômicos recolherem seus tributos corretamente e os agentes públicos os aplicarem com ética e eficácia.

MISSÃO

Despertar o espírito de cidadania na sociedade, tornando-a proativa, e contribuir, significativamente, para conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos e contribuintes, exercendo a vigilância na aplicação dos recursos públicos e no comportamento ético dos funcionários e gestores no âmbito municipal, através de ações que promovam a integridade e a transparência da gestão pública.

VISÃO DO FUTURO

Ser organização referência em ações pró integridade, promotora do controle social, aprimoramento da gestão pública e suas relações com os demais atores da sociedade.

VALORES 

- Imparcialidade

- Ética

- Acessibilidade

- Credibilidade

- Transparência

- Compromisso Social

- Sustentabilidade

- Integridade

COMO FAZ

Diferentemente de outras iniciativas, o OS não prega somente o combate à corrupção, pois entende que o caminho para minimizar os desvios dos recursos públicos passa por avaliar e monitorar o sistema de compras da Prefeitura e Câmaras de Vereadores, atuando ativamente junto aos responsáveis pela tomada de decisão e autorizadores dos gastos públicos. Para isso, o OSB Brusque desenvolve ações e projetos nas seguintes áreas: Programa de educação fiscal e cidadania, monitoramento de contratos e licitações, monitoramento da merenda escolar, monitoramento das obras públicas, monitoramento e divulgação de dados socieconômicos e avaliação dos serviços de saúde pública das UBS, segundo os usuários (Brusque). 

 

SIGNATÁRIO 

Desde 2017, o OSB Brusque é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, assumindo compromissos com a Agenda 2030 (lançada em 2015 pela Organização das Nações Unidas - ONU), especificamente desenvolvento ações alinhadas com tres ODS: ODS4 – Educação de Qualidade, ODS16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Conselho de administração do Observatório Social de Brusque 2019/2021

Nome: Claudemir Marcolla 

Função: Presidente 

Nome: Pedro Affonso Hoffmann

Função: Vice-presidente para assuntos Administrativo-financeiros

Nome: Edemar Fischer

Função: Vice-presidente para assuntos instituicionais e de Alianças

Nome: Marcelo Gevaerd

Função: Vice-presidente para assuntos de Produtos e Metodologia

 

Nome: Mauro Schoening

Função: Vice-presidentes para assuntos Controle Social

Nome: Cândido Horácio Godoy

Função: Conselho fiscal

Nome: Altamir Antonio Schaadt

Função: Suplente do conselho fiscal

Nome: Evandro Carlos Gevaerd

Função: Diretor Executivo

 

Nome: Priscila dos Santos Petermann

Função: Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania

 

Nome: Samuel Patissi

Função: Consultor de Licitações e Contratos

Nome: Gabriela Schwamberger

​Monitora Licitações e Contratos (estagiária)

 

Nome: Gustavo Gonzaga Pereira

Função: Monitor Licitações e Contratos (voluntário)

 

Nome: Felipe Gonçalves do Nascimento

Função: Educador Fiscal

 

Nome: Mariane Groh

Função: Assistente Administrativa (estagiária)

 

Nome: Mitchi Corrêa Galvão do Rio Apa

Função: Consultora em Gestão

 

Nome: Júlia Vieira Ferreira

Função: Jornalista (estagiária)

Equipe Observatório Social de Brusque

HISTÓRICO

Em meados de 2010, o Presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Sr. Nelson Zen Filho, tomou conhecimento do Observatório Social em material escrito. Buscou maiores informações e achou interessante a ideia. Comentou sobre a iniciativa com outros empresários e convidou o Coordenador Executivo do Observatório Social de Itajaí, Professor Jonas Tadeu, para participar de uma reunião no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. A explanação do Professor Jonas aumentou ainda mais o interesse dos empresários e entidades no projeto, que resultou num pedido ao Observatório Social do Brasil (OSB) para uma palestra a respeito, para entidades, empresários, autoridades e pessoas interessadas pelo assunto. Atendendo ao pedido, o Sr. Sir Carvalho do OSB passou um dia na cidade de Brusque (31/05/2010), fez palestra sobre assunto e almoçou com empresários da cidade. Depois desses dois momentos, a Associação Empresarial de Brusque e outras entidades se engajarem na instalação de um Observatório Social na cidade, pois entenderam que tal iniciativa seria de grande importância para a comunidade Brusquense.

 

Além da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), mais dez entidades se somaram para fundar o Observatório em nosso município, são elas: Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AMPE), Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB), Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (SINDILOJAS), Sindicato das Indústrias Metal Mecânica e de Materiais Elétricos de Brusque (SIMMEBr), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Brusque (SINDUSCOM), Sindicato das Indústrias do Vestuário do Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC), Sindicato dos Contabilistas de Brusque (SINDICONT) e OAB - Subseção de Brusque.

 

Após algumas reuniões, foi definido a participação financeira (desembolso mensal) de cada entidade em favor do Observatório Social de Brusque. Com tal definição (final de 2010), os representantes das entidades estabeleceram o perfil do Diretor Executivo do futuro Observatório Social e após entrevistas de candidatos, foi escolhido pelos representantes o Sr. Evandro Carlos Gevaerd como o Diretor Executivo, com a missão de estruturar e operacionalizar o Observatório Social da cidade e no dia 28 de abril de 2011, foi oficialmente instalado o Observatório Social de Brusque, em jantar na Sociedade Esportiva Bandeirante. 

 

A partir de janeiro de 2013, passou a atuar também no município de Guabiruba. Hoje o Observatório atende na sala 1004, 10º andar do Shopping Gracher, na avenida Cônsul Carlos Renaux, nº 56, no centro de Brusque e tem como presidente o Senhor Claudemir Marcolla.