• Observatório Social

Tributos podem chegar até 78% nos presentes de dia dos pais

Atualizado: 17 de Jul de 2019

Valores mais elevados podem fazer os consumidores optarem por outros presentes


O OSBr realizou um levantamento dos impostos sobre os presentes do Dia dos Pais, data que será comemorada no domingo (14). As informações foram coletadas no site do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT, que aponta que alguns itens podem ultrapassar a carga tributaria de 78%.


O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, afirmou que geralmente os produtos ficam mais altos nessa época de grande procura e a carga tributária inserida nos presentes fica na média de 40% do preço final.


De acordo com o levantamento, os perfumes importados são os itens com maior carga tributária, 78,99%; enquanto o perfume nacional tem 69,13% de tributos.


O vinho importado também está com altas taxas de tributos, sendo registrado 77,78%. O nacional tem 58,29% destinado aos governos. Os relógios têm carga tributária de 53,14%; os tênis importados 58,59%; aparelhos mp3 ou iPod 49,45%; barbeador elétrico 48,11% e as carteiras para documentos 41,52%.


"Muitos brasileiros optam por presentear os entres queridos com itens eletrônicos que, devido ao processo de industrialização, têm incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. No caso dos presentes importados, como os perfumes, a ocorrência do Imposto de Importação faz com que a compra do presente ideal pese ainda mais no bolso do contribuinte", explica o presidente-executivo do IBPT.


Fonte: IBPT

4 visualizações0 comentário