• Observatório Social

Por solicitação de OS, curso sobre regras eleitorais acontece em Brusque

Por uma solicitação do Observatório Social de Brusque (OSBr), a tarde desta sexta-feira (29) foi marcada para os pré-candidatos e comunidade em geral, que pretendiam conhecer melhor as condutas corretas de postulantes em momentos de eleição. A palestra foi ministrada pelo professor, advogado e jornalista José Alexandre Machado, que foi disponibilizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).


O evento iniciou as 13h30min e contou com a presença de vários pré-candidatos e, também, políticos da região. O assunto principal foram as novas regras eleitorais. Com a pequena reforma eleitoral, algumas mudanças ocorreram na legislação, é o que conta Machado. "Primeiro objetivo da reforma era ter maior economia nas campanhas eleitorais, de forma que se dê um equilíbrio melhor nas disputas dos pleitos envolvidos, que são prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Outro ponto importante é que tem se buscado fazer com que as mulheres tenham mais participação", afirma.


Apesar disso, a principal modificação ocorreu no tempo da campanha, que diminuiu. "Que vai objetivar, naturalmente, um custo menor nas campanhas e a oportunidade para que os candidatos possam fazer uma enorme pré-campanha, então se flexibilizou muito a pré-campanha. A campanha vai ser bastante curta, que foi um exemplo dos Estados Unidos da América (EUA)", explica.


OSBr


Além do Observatório Social, o encontro teve a parceria das Câmaras de Vereadores de Brusque e Guabiruba, que viabilizaram a vinda do palestrante, assim como da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) - entidades mantenedoras do OSBr que disponibilizaram o local.


O presidente do OS de Brusque, Pedro Afonso Hoffmann, destacou a importância do pioneirismo do curso. "Estamos iniciando agora. Espero que isso se prorrogue por anos e a gente, cada vez mais, se aperfeiçoe nisso", enfatiza. Na visão dele, o Observatório muitas vezes fica no anonimato, mesmo ao completar cinco anos de fundação em Brusque. "Mas estamos atuando, inclusive em Guabiruba. E quem ganha, com esse trabalho do Observatório, é a comunidade", pontua.


O que é desenvolvido pela entidade também foi elogiado pelo palestrante da tarde. José Alexandre Machado acredita que o OS representa o eleitor. "E mais do que isso, ele faz uma fiscalização aos que têm um mandato eletivo. É muito importante que a sociedade esteja engajada, que administre e gerencie o município junto com quem, de fato, tem um mandato", enfatiza.


CONSCIÊNCIA


O evento não permitia apenas a entrada de políticos ou pré-candidatos, mas também de interessados da própria comunidade. Para o palestrante, a oportunidade da população é bastante positiva. Ele ainda explicou que a palestra é voltada aos candidatos e seus assessores, de forma que eles conheçam um pouco mais da legislação e que não cometam nenhum tipo de erro. "Mas é muito importante a comunidade saber um pouco dessa legislação - e a palestra tem uma linguagem bastante acessível - para que ela saiba quando o candidato estiver cometendo algum tipo de irregularidade, e chamar a atenção ou denunciar", completa.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo