• Eliza Keren M da Silva

OSBr realiza pesquisa populacional da região

Segundo cálculos, a cada ano, três mil pessoas migraram para Brusque e região


O Observatório Social de Brusque (OSBr) realizou um levantamento sobre dados populacionais de Brusque, Guabiruba e Botuverá entre os anos de 2010 e 2014. Todas as informações foram coletadas junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


De acordo com o IBGE, entre os anos de 2010 - Censo oficial - e 2014 - estimativa - a população dos três municípios juntos cresceu com mais de 17 mil habitantes, ou seja, uma média de 4.250 habitantes por ano.


Entretanto, somente em 2013, nas cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá, nasceram 1.919 crianças, sendo que no mesmo período faleceram 669 residentes. Ou seja, houve um incremento populacional de 1.250 habitantes em relação aos nascidos e falecidos na região.


Seguindo essa lógica, ou seja, se a diferença entre nascidos e falecidos foi de 1.250 pessoas em um ano, mas a população cresce em média 4.250 habitantes, pode-se concluir que, a cada ano, três mil pessoas migraram para Brusque, ou seja, mais de dois terços do incremento populacional é devido à migração de pessoas outras cidades.


Para se ter ideia desse crescimento populacional, apresentamos abaixo um comparativo dos municípios da região e outros do Estado.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo