• Observatório Social

OSBr participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

Turismo Regional foi o principal tema discutido entre os participantes da reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, realizada na tarde de segunda-feira, 3 de abril, na sede da ADR Brusque. O Observatório Social de Brusque possui cadeira no Conselho e esteve representado por seu consultor Claudemir Marcolla, que acompanhou a palestra de Valdir Walendowsky, presidente da Santur.


Turismo Na oportunidade, o convidado declarou que a Santur é uma entidade de promoção do turismo de Santa Catarina no mercado nacional e internacional. O Ministério do Turismo definiu em 2016 novas regiões turísticas do Brasil. Santa Catarina passou de 10 para 12 regiões turísticas: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale do Contestado, Vale Europeu, e as novas: Caminhos do Alto Vale e Vale das Águas. O Conselho Estadual do Turismo encaminha para o Ministério a sugestão, mas são os municípios que, em conjunto, definem sua própria região. A participação dos municípios também aumentou de 132 para 184 em 2016.

Para Walendowsky, é preciso diferenciar roteiro turístico de região turística. "O roteiro pode ser definido a partir das regiões já existentes. E é necessário um operador receptivo, que saiba descrever os detalhes para montar um bom roteiro. Acreditamos que a duplicação da SC-486, rodovia Antônio Heil vai trazer uma grande evolução para a região. Por isso é fundamental que todos os municípios comecem já a se preparar para a demanda que pode ser explorada através do turismo. Hoje o turismo em SC representa 12% do Produto Interno Bruto. No verão são cerca de 600 mil pessoas trabalhando na área de turismo", relatou.

Valdir citou o exemplo do Parque Beto Carrero World, que em 2016 recebeu cerca de 2 milhões de visitantes. Para 2022, a expectativa de turistas é de 6 milhões. "Essas pessoas estarão na região, e a região precisa estar preparada para receber bem esses turistas. Por isso é fundamental o planejamento hoje", finalizou o presidente da Santur.


Reunião Além de prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e entidades da região, a reunião contou com a presença de uma comitiva do município de Itabuna, na Bahia, liderada pelo prefeito Fernando Gomes. O próximo encontro do CDR está marcado para o dia 8 de maio, no município de Nova Trento. A palestra ficará a cargo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que mostrará todo o trabalho realizado pelo órgão no estado.


*Com fotos e informações da Assessoria de Comunicação da ADR


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo