• Eliza Keren M da Silva

OSBr participa de ciclo de palestras

O Observatório Social de Brusque (OSBr) esteve presente em mais um dia do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina promovido pelo Governo do Estado. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (27) e contou com duas palestras, a primeira com o secretário de Saúde de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing, e a segunda com o secretário adjunto de Segurança Pública, Aldo Pinheiro D'Ávila.


Kleinubing iniciou sua fala com números da saúde em Santa Catarina, bem como no Brasil. Um dos que mais chama atenção é sobre itens mais desejados pelos brasileiros. O primeiro colocado está o sonho da casa própria, seguido de educação de qualidade e, em terceiro lugar, o plano de saúde. Segundo ele, isso se dá pelo motivo de procura por atendimento de qualidade. Em contraponto, mostra que a população brasileira não confia tanto na saúde pública. Na concepção da secretaria de Saúde, o grande desafio atual da pasta é a eficiência da gestão da rede hospitalar. Além disso, citou que os hábitos saudáveis das pessoas também se tornam um desafio do século 21. Ao final, ele ainda respondeu às questões do público presente.


A segunda parte da noite foi ministrada por Aldo Pinheiro D'Ávila, que falou sobre os principais objetivos da secretaria de Segurança Pública para o estado. Segundo ele, a primeira meta é alcançar a reposição de efetivo, principalmente ao que se trata de Polícia Militar. "A reposição é um processo lento. Não se resolve da noite para o dia. Nós temos um concurso que está ocorrendo para 658 vagas e a reposição, agora, vai acontecer com esse número", afirma ele dizendo que não há como tirar pessoas de um lugar e colocar em outro, pois não teria como cobrir o estado todo. Essa foi a principal reclamação dos participantes do evento. Ele também falou sobre números da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros e Detran, órgãos administrados pela secretaria. 

Na ocasião estiveram presentes autoridades como prefeitos dos municípios que compõem a regional, bem como secretários, vereadores e deputado estadual. Além deles, a palestra contou com a presença de responsáveis pelas Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, além de representantes da sociedade civil. 


O próximo e último encontro do Ciclo de Palestras contará mais uma vez com a presença do Observatório Social de Brusque. O evento acontece no auditório da Unifebe, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque, a Ená Brasil e o Sebrae, no dia 10 de agosto, às 19h.


Foto: SDR Brusque/Divulgação Facebook

0 visualização0 comentário