• Eliza Keren M da Silva

OSBr divulga estudo sobre IDH

O Observatório Social de Brusque e região realizou uma pesquisa sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio de voluntários do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). A análise feita (na íntegra) é, não somente municipal, mas também nacional.


Segundo o que foi divulgado no Atlas do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), que tem por base o Censo, a cidade de Brusque ocupa a 56ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 55 (0,99%) municípios estão em situação melhor e 5.509 (98,99%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 293 outros municípios de Santa Catarina, Brusque ocupa a 14ª posição, 13 (4,44%) municípios estão em situação melhor e 279 (95,22%) municípios estão em situação pior ou igual, como mostra a tabela seguinte:


IDH - O QUE É?


IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população.

Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.

No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver".

Os dados do IDHM são de grande importância para conhecermos a realidade de cada município e principalmente para ser possível identificar o que precisa ser melhorado e cobrar do gestor público.

Fonte: PNDU e Atlas do Brasil


Material na íntegra»

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo