• Observatório Social

Observatório Social de Brusque faz reunião virtual com vereadores eleitos

Objetivo foi apresentar trabalho da entidade e reafirmar parcerias para próxima gestão


O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) realizou nesta sexta-feira, 04 de dezembro, uma reunião online com os vereadores eleitos de Brusque, para apresentar o trabalho realizado pela entidade e reforçar o compromisso com o desenvolvimento municipal.


Além da equipe, participaram da reunião os vereadores André Vechi, Jean Dalmolin, Deco Batisti, Cacá Tavares, Deivis Junior, Rick Zanata, Ivan Martins, Rogerio Santos e Marlina Schiessl. O presidente do OSB Brusque, Claudemir Marcolla, deu as boas-vindas, apresentando um breve histórico do observatório. “Um dos principais pilares do nosso trabalho é o acesso à informação, sempre levando à população os números do portal da transparência, além do trabalho de educação fiscal e cidadania e o monitoramento de licitações e obras”, destaca.


O gestor executivo, Evandro Gevaerd, que faz parte da equipe desde a sua fundação, em 2011, também reforçou o compromisso da entidade. “O nosso trabalho é muito focado em trazer sugestões e apresentar boas práticas também já implementadas em outros municípios. Quando vemos alguma fragilidade em qualquer processo, sempre o primeiro a saber é o gestor público, trabalhamos na base do diálogo”, reforça.


Monitoramento e licitações

José Gamba Junior, responsável pelo monitoramento de obras, explicou como funciona o serviço. “Acompanhamos in loco a qualidade do serviço, a execução, postura da equipe de trabalho, normas de segurança, entre outros itens. O objetivo é colaborarmos com uma boa gestão dos recursos públicos e boa qualidade das obras feitas”, diz.


A consultora pedagógica de educação fiscal, Priscila dos Santos Petermann apresentou o trabalho voltado à educação fiscal e cidadania. “Desde 2016 possuímos programas caminhando dentro das escolas, públicas, municipais, estaduais e particulares, de Brusque, Guabiruba e Botuverá. São eles: "Observador social mirim”, “Era uma vez uma semente do bem” e o “OAB Vai à Escola com o Observatório Social – Um Bate-Papo Cidadão”, em parceria com a OAB de Brusque”.


A consultora em gestão, Mitchi Corrêa Galvão do Rio Apa, também explicou o desenvolvimento dos programas, transparência e planejamento estratégico. “Temos compromisso muito grande com o código de conduta do sistema de observatórios do Brasil e também com a comunidade. Como monitoramos o poder público, também temos o compromisso de sermos eficientes e transparentes em nossas atribuições”, reforça.


Samuel Patissi, Consultor de Licitações e Contratos, reforçou o trabalho feito na parte de licitações. “Hoje, os recursos provenientes das licitações ficam em torno de 20% em nossa região e 80% são de empresas de fora. Quanto mais esse recurso ficar em nossa região, maior o desenvolvimento. Estamos sempre em busca de boas práticas que possam ser aplicadas também em nossa cidade”, explica.


Os vereado

A vereadora Marlina demonstrou apoio na missão de divulgar as ações, com o intuito que outros cidadãos também tenham interesse em participar e se envolver nessas medidas de monitoramento. “Gostei muito de saber mais como essa instituição atua e se organiza. Não basta eleger um vereador, a comunidade precisa se educar, participar e conhecer esses processos”.


O vereador Deivis parabenizou o trabalho da entidade. “O Observatório sempre foi muito parceiro, atuante, prestativo e técnico quando precisou ser. Fico à disposição nos próximos quatro anos, porque com certeza precisarei dessa entidade”.


O vereador Ivan Martins declarou que já acompanha o trabalho desenvolvido, já que vai para seu sexto mandato na Câmara. “É um trabalho muito satisfatório porque vem ajudando a Câmara de Vereadores a cobrar certas situações que eventualmente passaram despercebidas pela entidade”, pontua.


Cacá Tavares deixou claro que tem o intuito de fortalecer a parceria. “Me coloco à disposição, meu gabinete estará sempre aberto para o diálogo. acredito muito nisso, no sentar, olhar no olho e conversar. tenho certeza que todos nós estamos com o mesmo propósito que é de ajudar Brusque”, diz.


O vereador André Vequi ressaltou que essa postura de parceria já trouxe avanços importantes para a cidade. “O Observatório cumpre um papel importante com essa parte do monitoramento do bom uso do recursos público. Me coloco à disposição para ser um parceiro, para encontrar o melhor uso dos recursos públicos e para que a gente possa entregar mais para a sociedade”, destaca.


“Sabemos a grande importância do trabalho de vocês. Na minha campanha fiz questão de frisar que darei total apoio às entidades fiscalizadoras do município”, complementa o eleito Jean Dalmolin.

4 visualizações0 comentário