• Observatório Social

Observatório brusquense participa de capacitação em Curitiba

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o diretor executivo do OSBr, Evandro Gevaerd, participou do Workshop de Capacitação Técnica promovido pelo Observatório Social do Brasil. O evento foi realizado na Cietep, em Curitiba, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), reunindo cerca de 30 pessoas de 18 observatórios de 4 estados brasileiros.


A programação incluiu apresentações sobre procedimentos padronizados e manualizados da Rede OSB, aspectos legais e monitoramento das licitações, monitoramento da câmara municipal, gestão do voluntariado, relatórios quadrimestrais, parcerias e sustentabilidade, além de casos práticos vividos por observatórios que atuam há mais tempo nas respectivas cidades.


Roni Enara, diretora executiva do OSB, explicou que o curso foi direcionado às equipes de novos OS. "Foi uma oportunidade para os novos observadores absorverem a experiência de quem já está atuando nos observatórios consolidados, além de conhecerem o Manual de Procedimentos e se aprofundarem no estudo das licitações", ressaltou.


E não faltaram apresentações esclarecedoras. Os especialistas em editais e licitações, Fernando Otero e José Tiossi Júnior, compartilharam seus conhecimentos com muita riqueza de detalhes, gerando um clima de grande satisfação aos participantes. Do mesmo modo, também por painelistas dos observatórios de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Cascavel, Goioerê e Ponta Grossa, do Paraná, e Brusque e Itajaí, de Santa Catarina, contribuíram com as experiências locais, explorando as boas práticas adotadas pelos OS locais quanto a educação fiscal e indicadores da gestão pública.


Evandro Gevaerd retornou a Brusque empolgado com o que viu. "Acompanhar a apresentação de cases e ações que são desenvolvidas em outras cidades fortalece os observatórios e os padroniza em nível de Brasil", ressalta.


O próximo grande evento organizado pelo OSB, está previsto para ocorrer nos dias 12 e 13 de Abril de 2013 e pretende reunir representantes de todos os observatórios da Rede OSB. Será o 1º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais de 2013.


Com informações do Observatório Social do Brasil.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo