• Observatório Social

Novembro Azul alerta a importância do exame de próstata

Atualizado: 17 de Jul de 2019

INCA estima mais de 61 mil casos para 2016

A campanha Novembro Azul tem o intuito de alertar os homens sobre a importância dos exames de toque para prevenção do câncer. Muitos ignoram a necessidade de comparecer ao Urologista e de realizar o exame para detectar o câncer de próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca foram a uma consulta com um profissional da área.


O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima para esse ano 61.2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil.

No país, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre o gênero masculino, em primeiro lugar está o câncer de pele não melanoma. A grande maioria dos casos ocorre quando os homens estão entre os 65 anos de idade, por isso é considerado um câncer da terceira idade.


Alguns tumores crescem muito rápido, consequentemente espalhando-se para outros órgãos e levando à morte. Mas a grande maioria cresce de forma lenta, levando cerca de 15 anos para crescer 1cm³, que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde.


Para o tratamento ser eficaz, é preciso identificar o tumor o mais rápido possível. Caso seja identificado logo na fase inicial, o paciente pode ser operado, submetido à radioterapia, ou ainda pode ser apenas acompanhado sem nenhum tipo de tratamento.

Fonte: INCA e Saúde Plena

Foto: SRZD

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo