• Observatório Social

Número de veículos em Brusque dobra em dez anos

Não é difícil ouvir nas ruas de Brusque reclamações relacionadas ao trânsito da cidade. Na campanha eleitoral de 2012 essa situação ficou ainda mais evidente, com a cobrança da população por melhorias na mobilidade urbana.


A situação pode ser explicada por dados obtidos junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que mostram que nos últimos dez anos as ruas da cidade receberam 42.123 novos veículos, que somados a quantidade já existente chegam a 82.243, ou seja, o dobro de veículos em circulação. Atualmente há na cidade 1 veiculo para cada 1,3 habitante, posicionando Brusque como uma das cidades com maior proporção de veículos por habitante no Brasil e a primeira entre as 15 maiores cidades de Santa Catarina, ao lado de Tubarão.


E a expansão não pára por aí. De acordo com o grupo Planeja Brusque 2040, a previsão é que a cidade chegue a uma frota de 178 mil veículos e uma população de 220 mil habitantes até 2040.


O rápido aumento da frota nos últimos anos é atribuído ao fortalecimento da economia e aos incentivos federais, que facilitaram a compra de veículos. O resultado é que não há infraestrutura adequada para comportar o fluxo de veículos, principalmente em horários de pico, que aliados a questão cultural de desrespeito as leis de trânsito e a falta de paciência dos motoristas geram diversos problemas na cidade.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo