• Observatório Social

Ideb do Ensino Médio de 2015 é menor do que o esperado

Atualizado: 17 de Jul de 2019

MEC também divulgou os resultados do Ensino Fundamental I e II


Na última semana, o MEC (Ministério da Educação) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2015. Os dados apontam que o Ensino Fundamental I, de 1º ao 5º ano, bateu a meta estabelecida pelo MEC, mas o Fundamental II, de 6º ao 9º ano, e o Ensino Médio não alcançaram a média.


Os anos inicias do Ensino Fundamental alcançaram o resultado de 5,5, e a meta era de 5,2. Participaram desta etapa 117,9 mil escolas e 15,5 milhões de alunos, da rede pública e privada.


Enquanto isso, os anos finais atingiram 4,5, sendo que a média era de 4,7. Foram 62,4 mil escolas e 12,4 milhões de alunos participantes. No Ensino Médio, o teste abrangeu 28 mil escolas e oito milhões de alunos. A meta estabelecida pelo MEC era de 4,3, mas o alcançado foi de 3,7, o seja, 13,95% a menos do que o desejado pelo Ministério da Educação.


O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que o Ministério pretende reformular o Ensino Médio, pois, segundo ele, os resultados demonstram uma "falência do Ensino Médio brasileiro e a necessidade de mudanças imediatas".


No entanto, sobre os resultados dos anos finais do Ensino Fundamental, o ministro informou que é difícil definir uma única causa para a meta não ter sido alcançada.


Foto: Undime

Fonte: Undime

0 visualização0 comentário