• Observatório Social

Empresa desenvolve software para OSBr

Atualizado: 24 de Jul de 2019

O propósito do Observatório Social é oferecer as cidades uma ferramenta de acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos municipais, no Brasil já existem em torno de 60 Observatórios. Foi realizado no dia 27 de abril o 3º Encontro dos Observatorios Sociais de Santa Catarina, com a presença do Observatorio Social do Brasil. Na ocasião a Tecmicro Sistemas apresentou o software que foi desenvolvimento sem custos para o Observatório Social de Brusque visando o controle de processos licitatórios.


Uma das grandes dificuldades encaradas pelas instituições de controle social está no acompanhamento das compras públicas. São vários quesitos técnicos necessários, que vão desde a capacitação da equipe de trabalho, a captação de recursos e ainda a organização de um trabalho sistemático por essência. Outro ponto frágil ao trabalho de controle é a sistematização de informações em meio digital. Boa parte das organizações mantêm um controle de suas atividades por meio de planilhas, que sabemos, são precárias e de difícil interpretação, busca e cruzamento de dados, fundamentais a elaboração de relatórios.


Na cidade de Brusque, Santa Catarina, o Observatório Social, instituição responsável pelo acompanhamento do gasto do dinheiro público, contou com um apoio especial nesse quesito. Sentindo dificuldades operacionais no uso de um antigo programa de controle de licitações, a coordenação solicitou a ajuda da Tecmicro Sistemas, empresa especialista em desenvolvimento de softwares e obteve, gratuitamente, um programa para sistematizar os dados referentes ao acompanhamento de compras públicas.


O software registra informações relativas aos processos licitatórios, por exemplo, os fornecedores, objetos da compra, irregularidades encontradas pelo Observatório, anexos de documentos, status da licitação e cruza informações referente ao banco de dados de fornecedores para um determinado produto. Ainda, a diferença registrada entre preço máximo e preço licitado nas compras e, o descritivo de licitações em andamento por órgão/departamento.


Entre as vantagens proporcionadas ao usuário, a principal é a centralização de todas as informações relativas às licitações em um único local, mas também a rapidez no cruzamento das informações, a simplificação na interface do software comparado ao antigo. Este software está disponível apenas para o Observatório Social de Brusque, mas serve como inspiração para outras instituições de controle social e também as empresas desenvolvedoras que doam seu expertise em prol de causa tão nobre.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo