• Observatório Social

Dia do Conselheiro Tutelar

Nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, é comemorado o dia do Conselheiro Tutelar. Sempre prontos, em qualquer dia, hora ou lugar.


Esta comemoração vai além de uma simples homenagem as mulheres e homens, aos quais foram confiados o amparo das nossas crianças e adolescentes nas situações de vulnerabilidade. É na verdade, uma homenagem às pessoas destemidas, vocacionadas e extremamente comprometidas na defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente dos nossos pequeninos e jovens.


Os Conselheiros, nem sempre bem compreendidos, administram conflitos e enfrentam todo tipo de ignorância para defender direitos, a integridade física e moral e a vida de crianças e adolescentes. Não titubeiam diante de ameaças nem tampouco deixam de atender com comprometimento e eficiência as dezenas de chamados diários.


O Poder Público e a sociedade devem "abraçar" os Conselhos tutelares com a mesma intensidade com que esses abnegados Conselheiros abraçam as nobres causas que lhes compete.


Nós do Observatório Social de Brusque e Região, externamos nossa mais profunda homenagem a todos os Conselheiros Tutelares de Brusque, Guabiruba e Botuverá.


Para se ter ideia da rotina dos nossos conselheiros, somente no primeiro semestre deste ano, o Conselho Tutelar de Brusque atendeu mais de 1500 chamados, e o Conselho de Guabiruba efetuou 372 atendimentos de janeiro a agosto de 2016, sendo que muitos desses ocorre o acompanhamento constante das famílias.


Um voluntário e uma estagiária do Observatório Social visitaram o Conselho Tutelar de Brusque e Guabiruba nesta sexta-feira (18) e puderam entender a complexidade, responsabilidade e riscos da atividade, e na próxima semana apresentará um estudo detalhado da ação desses dois Conselhos, com números de atendimentos, dificuldades encontradas e como atuam.


Foto: Ideia de Marketing

1 visualização0 comentário