• Observatório Social

Dia da Consciência Negra é celebrado neste domingo

Em alguns estados do país a data é considerada feriado e são realizados eventos para comemorar

No domingo (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra, data que homenageia a morte do líder "Zumbi" que lutou contra a escravidão no país. Em 9 de janeiro de 2003, o Projeto de Lei nº º 10.639 estabelecia a data como efeméride, no entanto, a lei só foi sancionada em 2013 (Lei 12.519/2011). Alguns estados do Brasil consideram o dia como feriado, sendo Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.


A abolição da escravatura no Brasil aconteceu através da Lei Áurea, assinada no dia 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel. Mas muitos escravos se viram atados aos patrões, pois não sabiam realizar outros serviços.


Antes da Lei Áurea entrar em vigor, a Lei do Ventre Livre foi a primeira a ser criada a favor dos negros, em 1871. O objetivo era simples, conceder liberdade para os filhos dos escravos nascidos após a lei. Em 1885, surgiu a Lei dos Sexagenários, que dava liberdade aos escravos que completassem seus sessenta anos de idade.


A Lei 10.639 estabeleceu o Dia da Consciência Negra no calendário escolar e a cultura Afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país. A criação desta data é para lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para a formação da cultura brasileira. Além disso, também é para homenagear aqueles que lutaram pela liberdade.


Fonte: Toda Matéria

Foto: Blog da Autores

0 visualização0 comentário