• Eliza Keren M da Silva

Desviômetro faz projeção dos recursos desviados por corrupção

No mesmo estilo do "Impostômetro", que calcula em tempo real o quanto os brasileiros pagam em tributos, foi lançado em setembro de 2012 o site "Desviômetro", que faz uma projeção do valor de recursos desviados no Brasil.


De acordo com o site, a projeção inclui os desvios por "corrupção, desfalque, falcatrua, negociata, traficância e velhacaria". Em 2012, a projeção chegou a R$ 96 bilhões, até o final de janeiro de 2013 já ultrapassava os R$ 2 bilhões em recursos desviados. Com o valor seria possível contratar cerca de 900 mil professores de ensino médio, construir 1.158 Km de estradas asfaltadas, contratar 630 mil policiais militares, construir mais de 5 mil postos de saúde equipados ou quase 40 mil casas populares.


Para chegar ao montante por segundo, os idealizadores do site basearam-se no estudo "Corrupção: custos econômicos e propostas de combate", realizado em 2010 pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O levantamento estimou o custo médio da corrupção em 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB).


Os valores são apurados da seguinte forma:


- Projeção do PIB para o ano corrente A.AAA.AAA.AAA.AAA,AA - Apuração do percentual de 2,3% BBB.BBB.BBB.BBB,BB - O percentual de 2,3% é dividido pelo número de indicadores BBB.BBB.BBB.BBB,BB / 5 = CC.CCC.CCC.CCC,CC - Cada um quinto (1/5) do valor apurado é dividido pelo valor unitário de cada um dos indicadores - CC.CCC.CCC.CCC,CC ÷ (salário médio militar soldado de 1ª classe) = contratar D.DDD.DDD policiais - CC.CCC.CCC.CCC,CC ÷ (custo de construção de casa popular com 36m²) = construir EEE.EEE casas populares - CC.CCC.CCC.CCC,CC ÷ (salário base do professor do ensino médio MEC) = contratar FF.FFF.FFF professores do ensino médio - CC.CCC.CCC.CCC,CC ÷ (custo de implantar um posto de saúde equipado) = construir GG.GGG postos de saúde equipado - CC.CCC.CCC.CCC,CC ÷ (custo do Km de estrada asfaltado) = asfaltar HH.HHH Km de estrada


Conheça o Desviômetro: www.desviometro.com.br

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo