• Observatório Social

Democracia no Brasil

Estamos vivendo uma situação bastante efervescente no cenário político. A nível nacional acompanhamos ao processo de impeachment e a nível municipal temos as eleições para prefeitos e vereadores.


É no meio político que podemos analisar o grau de evolução democrática de uma sociedade, e no Brasil, infelizmente, detectamos que nossa democracia é usada para chegar ao poder e estabelecer conveniências e benesses a grupos distintos, sem pensar no coletivo, pois não vimos um debate de ideias, mas sim ataques diretos entre os candidatos/grupos políticos, com a finalidade de desqualificar os adversários, estampando o ódio e a ignorância.


Talvez essa tática é utilizada pelos políticos para não terem que apresentar propostas estruturadas à população, pois como podemos acompanhar nas plataformas políticas dos candidatos, muitas coisas são prometidas, porém, não se fala o mais importante, como vão fazer e de onde virão os recursos.


Então, consideramos que essa tática, de criticar adversários e apresentar propostas superficiais e fantasiosas, é o limite da capacidade democrática dos políticos brasileiros, respaldado pela população, que por sua vez, adora o sensacionalismo barato e aposta na sorte para melhorar de vida. Assim está justificado porque ainda temos índices socioeconômicos tão ruins.


Foto: Ideia de Marketing

0 visualização0 comentário