• Observatório Social

Democracia e tolerância

Temos acompanhado vários debates sobre ideologias políticas. Esses momentos são especiais como oportunidade de conhecer pensamentos para a construção de ideias que nos conduzem para uma direção, apontando possíveis soluções de convivência harmônica e equilibrada entre as pessoas num mesmo espaço territorial. Às vezes percebemos tentativas de imposição de determinadas "verdades". Esses "impositores" tornam-se perigosos na medida em que não avaliam outras formas de pensar e chegam até a odiar quem pensa diferente. Geralmente esses "impositores" estão inseridos em grupos de extremistas de esquerda ou direita. Nada bom para a democracia e liberdade.


As diferenças ideológicas e de opinião devem ser tidas como uma oportunidade de construção, não de simples divergência e separação. Se olharmos para as nações, é fácil perceber que os protestos sobre questões raciais, de gêneros, de classes sociais e ideológicas acontecem com maior liberdade em países considerados democráticos, ou pelo menos que tenham uma democracia mais consolidada. Por outro lado, países que tem o Estado, representada por uma pessoa ou ideologia endeusada, não existe liberdade, causando um lamentável atraso social e cultural, onde é explorada a luta de classes e a imposição de filosofias (ideológicas ou religiosas) a todos que dividem o espaço governado.


Tenhamos a tolerância necessária para dividir espaços e escutar outras verdades, para quem sabe, através da democracia, aperfeiçoarmos as relações e com educação e respeito, assimilarmos de forma pacífica a decisão da maioria.


Foto: Ideia de Marketing

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo