• Eliza Keren M da Silva

Cresce o número de novos empreendimentos no Brasil

Assim como o impostômetro, uma ferramenta tecnológica que mede os valores de impostos pagos pelo cidadão, o Empresômetro utiliza a mesma tecnologia, porém sua função é monitorar os empreendimentos, empresas e entidades públicas e privadas brasileiras. Por meio desta ferramenta o cidadão pode visualizar em tempo real a abertura de novas empresas, bem como sua localização.


Até o primeiro semestre de 2012 foram criados 1 milhão de novos empreendimentos no Brasil. Dentre estes 275.719 correspondem à cidade de São Paulo. No Ranking dos 10 estados mais empreendedores estão: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco e Ceará. Confira a seguir o número de empreendimentos criados por Unidade Federativa.


Quantidade de Empresas por UF










De acordo com a pesquisa realizada nos primeiros semestres de cada ano, o número de empreendimentos está em uma crescente. Até julho de 2012 o número chegou a 1 milhão, o que equivale a um aumento de 43,05% se comparado ao primeiro semestre de 2010. Confira no gráfico a seguir a quantidade de empreendimentos por semestre registrados no ano de 2010 a 2012.


Empreendimento por semestre












Fonte da pessquisa: IBPT

Foto: Site Empresômetro

0 visualização0 comentário