• Observatório Social

Corrupção: a Vulnerabilidade da Administração Pública

Finalmente a população brasileira despertou intolerância a corrupção, especialmente aquela que ocorre na Administração Pública. Várias leis que fomentaram a transparência e o controle social dos recursos públicos foram determinantes para que isso acontecesse, entre elas destaca-se a Lei de Acesso a Informação - Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

Através dos portais de transparência, é possível acessar informações dos gastos públicos, saber sobre os contratos do poder público e muito mais. Porém, a administração pública ainda é muito vulnerável as ações de corruptos, pois é desorganizada e falta gestão.

Via de regra, em relação ao combate a corrupção, as administrações públicas procuram cumprir apenas aquilo que a Lei determina, e ainda o fazem precariamente, por outro lado, os gestores públicos, com raras exceções, não tem atitude para aperfeiçoar outros sistemas de controle para evitar a corrupção, como por exemplo: almoxarifados centrais com sistemas de controle de recebimento e distribuição, controladorias internas estruturadas e independentes, estabelecimento de comissões para recepção de materiais/serviços adquiridos através de licitação, pagamento de fornecedores por ordem cronológica, etc.

Espera-se que os candidatos eleitos para as prefeituras na próxima eleição deem a devida atenção às estratégias para combater a corrupção, administrando os recursos públicos com responsabilidade e eficiência.


Foto: Ideia de Marketing

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo