• Eliza Keren M da Silva

Conheça como cresce a população em Brusque

O Observatório Social de Brusque, com apoio de acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), realizaram uma pesquisa sobre o crescimento populacional, com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando os números da população brusquense, juntamente com subsídios dos registros de casamentos, separações, divórcios, nascidos e óbitos.


Entre 2005 e 2010, aproximadamente 17 mil pessoas migraram para Brusque, o que justifica o expressivo índice de crescimento da população (3,87% anual entre os anos 2000 a 2010). O Censo de 2010 aponta que a maior faixa populacional está entre os adultos jovens, de 19 e 29 anos, que faz chegar à conclusão que boa parte desta população está inserida no mercado de trabalho.


Apesar do expressivo aumento da população, o IBGE também apontou que o número de casamentos registrados se manteve estável, em torno de 500 por ano (Já o número de divórcios vem crescendo significativamente, em 2011 foram registrados 279). Em relação ao número de óbitos verificados nos anos pesquisados, o aumento verificado foi sensível, não muito significativo (2005 447 óbitos e 2011 505 óbitos). Já o número de nascimentos foi proporcional ao aumento populacional, sendo registrados em 2011 1.579 nascimentos em Brusque.


Considerando a diferença entre nascidos e falecidos no mesmo ano, foi constatado que o crescimento da população, sem contar com a migração de pessoas de outras cidades, é de mil habitantes/ano. E se considerarmos que o IBGE registrou que em 2010 Brusque tinha 105.503, e o mesmo instituto aponta que em 2013 já estamos com 116.634 pessoas, ou seja, um aumento de 11.131 habitantes, isso nos permite afirmar que nos últimos três anos aproximadamente 8.000 pessoas migraram pra Brusque, ou seja, parece que nos últimos três anos houve uma sensível redução no índice migratório para Brusque.


Na pirâmide abaixo, extraída do site do IBGE, é perceptível que, se não haver migrações de pessoas jovens adultas para Brusque nos próximos anos, as empresas da cidade terão dificuldades de mão de obra, a não ser se ocorrer algum fato tecnológico que venha a mudar o sistema de produção das indústrias e das relações comerciais.


Fonte: IBGE - Censo 2010

Foto: Blog história do futebol

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo