• Eliza Keren M da Silva

Conflitos interpessoais são destaque no atendimento da Polícia Militar de Brusque no ano de 2012

Atualizado: 16 de Jun de 2019

Os relatórios da PM encaminhados ao Observatório Social referente aos atendimentos efetuados pelas guarnições nos anos de 2011 e 2012 retratam um significativo aumento de ocorrências relacionadas a conflitos interpessoais das quais o Observatório Social de Brusque destaca: Vias de fato/agressão, atrito verbal/discussão e ameaças, conforme quadro abaixo:







Uma das constatações que podem justificar o aumento das ocorrências é a grande migração de pessoas vindas de outras regiões do estado/país para Brusque, provocando um crescimento desordenado e um possível conflito de costumes que podem dificultar as relações entre essas diferentes culturas que dividem espaços comuns.


A observação acima pode ser verificada no crescimento populacional que Brusque vem sofrendo desde a década de 90, sendo que entre os principais municípios catarinenses a cidade obteve o segundo maior índice de crescimento populacional do estado.


Dados IBGE

Para entender tal expansão o OSBr pesquisou dados no site do IBGE e constatou que entre os anos de 2005 e 2010, a população registrou aumento de 18.259 habitantes (equivalente a um incremento de 20,93% em apenas 5 anos). Desse número, 16.924 foram de pessoas que vieram morar em Brusque oriundos de outros municípios/ regiões. Veja no quadro abaixo, o avanço populacional nos últimos anos:




*Migração é o deslocamento de pessoas de um lugar para o outro. Neste caso em questão significa o número de pessoas que vieram de outras cidades para Brusque. E pelos dados do quadro acima fica fácil verificar que o aumento populacional que tivemos entre 2005 e 2010 quase todo foi devido a vinda de pessoas de outras cidades/regiões para o município.


Ao buscar tais indicadores no site do IBGE, o OSBr procura levar a toda população brusquense e às autoridades informações de confiabilidade acerca da expansão populacional que vem ocorrendo na cidade, visando melhorias contínuas nas políticas públicas.


Fonte: IBGE/Polícia Militar de Brusque

Foto: Site Diplomata FM


Notícias relacionadas 04/03/2013 - 10:35 http://www.osbrusque.com.br/web/noticia.php?noticia=259:loteamento-jardim-sesquecentenario-vira-estudo-de-caso-do-osbr.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo