• Observatório Social

Brusque tem maior índice de perda de empregos da região

Atualizado: 23 de Jul de 2019

Os dados do levantamento são dos últimos oito anos


O Observatório Social de Brusque realizou um estudo com base nas estatísticas disponibilizadas no site do Ministério do Trabalho e Emprego.


Foi avaliada a variação entre o número de trabalhadores admitidos em relação aos demitidos, de 2007 até 2015. Neste estudo vamos considerar que a diferença entre eles, representará a oferta ou retração de novas vagas de trabalho.


Como pode ser visto acima, o cenário da crise política e econômica no Brasil reflete diretamente nas empresas da região, impactando na diminuição da oferta de emprego. Em 2015 tivemos um aumento de 3.300 demissões na região.


O OSBr também avaliou a situação de perda de empregos na região norte de Santa Catarina e verificou que em todas as cidades ocorreram diminuição de oferta de trabalho.


Mas o que chamou a atenção é que Brusque teve o maior índice de perda de empregabilidade, considerando o número de empregos formais, conforme planilha abaixo:


*Variação entre admitidos e demitidos em 2015.


Dentre os setores econômicos da cidade de Brusque, quem mais sentiu a crise foi a indústria, que em 2015 perdeu 2.358 empregos, seguido pela construção civil (-377), administração pública (- 221) e comércio (-193). O setor que se destacou foi o de serviços, que teve saldo positivo em 119 novos empregos.


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo