• Observatório Social

Brasil tem uma das maiores arrecadações tributárias do mundo, mas o pior repasse

Atualizado: 17 de Jul de 2019

Países da América do Sul estão acima do Brasil no ranking do Índice de Retorno e Bem Estar Social

Segundo um levantamento realizado pelo OSBr no site do Impostômetro, entre os 30 países com maior carga tributária no mundo, o Brasil é o trigésimo na questão de retorno em benefício à sociedade, ou seja, o pior no ranking. Conforme a pesquisa divulgada na terça-feira (25), pelo OSBr, o Brasil já arrecadou mais de R$ 1,6 trilhão em impostos neste ano.

O ranking do IRBES (Índice de Retorno e Bem Estar Social) classifica a Austrália como o país que mais aplica o dinheiro arrecadado na população. Em segundo lugar está à Coréia do Sul, seguida pelos Estados Unidos, a Suíça e a Irlanda, em quinto lugar.

De acordo com o estudo realizado pelo IRBES, o Reino Unido foi o país destaque, pois aumentou a colocação no ranking. No calculo anterior, o país estava em 17º lugar e agora está em 10º. Vale ressaltar que o Brasil ficou atrás inclusive de países da América do Sul como Uruguai e Argentina.

O projeto

O estudo teve o objetivo de classificar os 30 países com a carga tributária mais elevada - arrecadação em relação à riqueza gerada (PIB) - e verificar se os valores arrecadados estariam retornando para a sociedade através de serviços de qualidade, gerando bem estar à população.

Foram utilizados dois parâmetros para realizar esse comparativo, sendo a carga tributária (em relação ao PIB), obtida na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) referente a 2013, e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), também referente a 2013.


Fonte: Impostômetro

Foto: Divisão de Temas Educacionais

0 visualização0 comentário