• Eliza Keren M da Silva

Atenção Básica na Esfera Municipal

A Atenção Básica de Saúde (ABS) foi uma estratégia criada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para alcançar a meta "Saúde para Todos no Ano 2000". Esta meta foi instituída a 30 anos, onde governos do mundo todo se reuniram para pedir saúde para todos. 


Conforme o Manual Instrutivo do PMAQ, a ABS considera o ser humano tanto de maneira individual como inserido na sociedade. Em forma de promoção, proteção e recuperação da saúde, busca produzir atenção integral ao beneficiário.


Atenção Básico em Brusque

A Atenção Básica na cidade de Brusque se organiza da seguinte forma: Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipe de Saúde Bucal (ESB) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). A ASB do Município é composta, atualmente, por vinte e quatro ESF, sete ESB e duas NASF, distribuídas por bairros. Veja a divisão no quadro abaixo: 







Equipe de Saúde da Família (ESF)

As Equipes de Saúde da Família são formadas por equipes multiprofissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e visitando lares, sendo responsáveis pelo acompanhamento de um número determinado de famílias. Tem por ações: promover saúde, atuar na recuperação de pacientes, prevenir doenças e reabilitação de doenças mais freqüentes, estar continuamente realizando a manutenção da saúde da comunidade. As ESF de Brusque são compostas por: 1 Médico de 40h, 1 Enfermeiro(a), 2 Técnicos de Saúde, Agentes comunitários. Vale ressaltar que o número de cada equipe depende de variáveis como: número da população, área geográfica e determinantes e condicionantes sociais de cada região.


Equipes de Saúde Bucal (ESB) A Equipe de Saúde Bucal, que em Brusque é formada por 1 Dentista, 1 Auxiliar de Consultório Dentário, faz parte da Estratégia de Saúde da família tendo objetivos determinados. De acordo com publicações do Ministério da Saúde esses objetivos são:


-Melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira; -Orientar as práticas de atenção à saúde bucal por meio da estratégia de organização da Atenção Básica; -Assegurar o acesso progressivo de todas as famílias residentes nas áreas cobertas pelas equipes de saúde da família às ações de promoção, de prevenção e de assistência em saúde bucal; -Capacitar, formar e educar permanentemente os profissionais de saúde bucal para o PSF, por intermédio da articulação entre as instituições de ensino superior e as de serviço do SUS; -Avaliar os padrões de qualidade e o impacto das ações de saúde bucal desenvolvidas, de acordo com os princípios do PSF.


Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) O NASF é um núcleo de apoio para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo constituído por equipes de profissionais formados em diferentes áreas de conhecimento. No caso de Brusque, as equipes são formadas por: Educadores Físicos, Nutricionista, Psicólogos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo.

De acordo com o portal da Saúde do governo federal, existem duas modalidade de NASF: O NASF 1 vinculado de 8 a 20 equipes de Saúde da Família, é composto por no mínimo cinco das profissões de nível superior, podendo ser das áreas de saúde e assistência social. O NASF 2 está vinculado a pelo menos 3 ESF, sendo composto por no mínimo três profissionais de nível superior, podem ser da assistência social ou de outras área da saúde, exceto médicos, presentes no NASF 1.


Fonte: Informações referente a composição das ESF, ESB e NASF 1 e 2 foram cedidas pela Secretária de Saúde de Brusque. Demais informações foram retiradas do Ministério da Saúde e Manual Instrutivo do PMAQ.


Foto: Blog Fisio Saúde


Notícias relacionadas

20/03/2013 - 10:42 http://www.osbrusque.com.br/web/noticia.php?noticia=272:pesquisadores-do-osbr-falam-sobre-a-saude-publica-municipal

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo