• Observatório Social

Ações do Observatório Social até agosto de 2019

O Observatório Social de Brusque e Região inicia uma nova fase de revitalização a fim de trazer mais conteúdo e informação à comunidade brusquense. Como organização voltada puramente à promoção da cidadania, o OSBQ trabalha fiscalizando a aplicação do dinheiro público por meio do acompanhamento de licitações, além de realizar ações de cidadania e educação fiscal.

Essas são algumas das ações que o Observatório Social de Brusque vem promovendo em comunidade:


PROGRAMAS NA REDE DE ENSINO:

Observador Social Mirim

O Programa Observador Social Mirim teve início em 2016 e está presente nas turmas de quarto ano do Ensino Fundamental de todas as escolas, públicas e particulares, dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Com ele, visa-se instigar a motivação de valores relacionados à responsabilidade individual e coletiva em relação à importância social dos tributos como instrumento para a construção de uma sociedade mais justa, o combate à corrupção e o respeito às opiniões divergentes.

Até o mês de setembro de 2019, foram 1.599 alunos beneficiados em 44 escolas da região.

Programa OAB Vai à Escola com o OSBq

O programa OAB Vai à Escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão foi idealizado no ano de 2018, sendo uma parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Brusque, e o OSBQ. Trata de um trabalho com alunos da primeira série do Ensino Médio e visa abordar as noções básicas de legislação, papel do cidadão, cidadania e esclarecimentos sobre direitos e deveres, na forma de uma conversa descontraída com interação dos alunos.

Entre os temas, estão: Bullying e Cyberbullying, Direito Civil, As Leis do Jovem Aprendiz, Maria da Penha e o que é e o que faz o Observatório Social.

Atualmente, o projeto conta com a expansão das ações para os alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA), visando a ampliação desses conhecimentos para os beneficiados.

Programa Pequeno Cidadão

Concebido pelo Observatório Social de Brusque em 2018, o Programa Pequeno Cidadão objetiva chamar atenção dos alunos entre quatro e cinco anos de idade, para a importância social dos tributos. Como é feita a arrecadação dos mesmos e para onde vai este recurso. Também trabalha-se com o respeito ao patrimônio público. Criado e aplicado pela Consultora de Educação Fiscal do OSBq, Priscila dos Santos Petermann, o projeto foi inicialmente testado na Escola de Educação Infantil do SESI em 2018 e no Colégio Cônsul em 2019, tendo o intuito de ser expandido para outras escolas da região.

Programa de Contação de História

Iniciando suas ações no final de outubro deste ano, o Programa de Contação de Histórias “Era uma vez, uma semente do bem” será aplicado pelo contador de histórias Emiliano Daniel de Souza. O programa tem como principal objetivo resgatar e/ou ensinar alguns valores éticos e morais através do mundo encantado das histórias. O intuito do OSBQ é que tenhamos mais cidadãos com princípios éticos e morais e que estes possam nortear sua vida e suas atitudes em sociedade.


PROGRAMAS DE MONITORAMENTO:


Programa Escola Monitora

O Programa Escola Monitora é um novo projeto concebido pelo Observatório Social de Brusque que visa fiscalizar e monitorar o recebimento de merendas escolares nas escolas da rede municipal brusquense. Com isso, a ação procura capacitar diretores e merendeiras a se informarem e supervisionarem o recebimento dos alimentos estudantis.

A primeira edição do projeto está atualmente em andamento e iniciou com a distribuição dos calendários da Merenda Escolar.

Programa de Monitoramento de Obras

Além de sua presença no âmbito escolar e educativo, o Observatório Social também está presente no acompanhamento das ações de monitoramento dos gastos públicos vigentes no município, contando com profissionais especializados que fiscalizam, acompanham e relatam o processo de contratações e licitações, bem como o andamento das obras dos órgãos públicos.

Atualmente são 14 obras monitoradas e cinco câmeras instaladas na região, constantemente inspecionadas em relatórios diários.

30 visualizações