Sem Título-8.png

Observatório Social

Somos uma organização da sociedade civil que atua no monitoramento do uso dos recursos públicos e desenvolve programas nas áreas de Educação Fiscal e Cidadania.

Programa Era uma Vez, Uma Semente do Bem

Programa de contação de histórias infantis direcionado aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com o principal objetivo de resgatar e/ou ensinar valores éticos e morais.

Monitoramento Escola Monitora

Trabalha no monitoramento da entrega dos gêneros alimentícios e de material escolar adquiridos pela Prefeitura Municipal de Brusque. Além disso, oferece capacitações de merendeiras e de diretores(as) de todas entidades educacionais públicas da rede municipal de Brusque

Programa Observador Social Mirim

Programa de apoio pedagógico e de complemento educacional nas áreas de educação fiscal e cidadania voltada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Programa OAB Vai à Escola Com o Observatório Social - Um Bate-Papo Cidadão

Programa realizado em parceria com a OAB Subseção de Brusque trabalhando noções básicas de legislação, papel do cidadão e esclarecimentos sobre direitos e deveres com os alunos da 1ª. série do Ensino Médio e EJA.

Monitoramento de Contratos e Licitações

Ação que acompanha certames licitatórios com o objetivo de garantir um processo licitatório justo e transparente, atuando com três linhas de ação: pesquisa e sugestões, acompanhamento de editais e solicitações de suporte técnico.

Programa Cidadania Participativa

Parceria entre o Observatório Social de Brusque e a UNIFEBE, que trabalçha em fomentar o envolvimento entre comunidade e gestão pública, inserindo os acadêmicos bolsistas da UNIFEBE nesta articulação social.

Monitoramento de Obras Públicas

monitoramento de obras públicas, com elaboração de relatórios e realização de reuniões com agentes públicos, onde são apontadas situações a serem corrigidas.

Palavra do Presidente

"O Observatório Social de Brusque é referência no Brasil em sua área de atuação. Por diversos momentos fomos procurados por outros Observatórios para compartilharmos nossa metodologia de trabalho, que sempre foi pautada na ética, diálogo e profissionalismo. Em nossa região somos vistos com bons olhos pelos mantenedores, imprensa, sociedade e agentes públicos, por tratar os dados públicos com seriedade e sempre buscar a solução com propostas pautadas na moralidade e transparência. Além do monitoramento das licitações, portais da transparência e obras públicas, somos destaque na educação fiscal, com projetos que ultrapassaram os limites nacionais chegando à integrantes da ONU, como por exemplo o Observador Social Mirim. Se conquistamos isso tudo em pouco mais de 9 anos é graças a todos que aqui estão ou por aqui passaram. Pessoas que transformaram a sua indignação em protagonismo e buscam fazer do nosso mundo um lugar melhor a cada dia. Obrigado a todos os envolvidos nessa história linda do Observatório Social de Brusque."